Justiça

Lula vai discursar sobre democracia na abertura dos trabalhos no Judiciário

Embora não seja praxe que o presidente da República fale neste evento, Lula participou e falou nos anos de 2023 e 2024

Imagem da noticia Lula vai discursar sobre democracia na abertura dos trabalhos no Judiciário
Lula em cerimônia de defesa da democracia | Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu fazer discurso na abertura dos trabalhos do Supremo Tribunal Federal (STF), neste ano.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

De acordo com auxiliares do Palácio do Planalto, Lula falará sobre democracia, importância do trabalho do STF e do Poder Judiciário, e também sobre o que considera uma relação harmoniosa entre os poderes.

O discurso escrito está pronto. Mas o presidente é acostumado a improvisos. Embora não seja praxe que o presidente da República fale neste evento, Lula participou e falou nos anos de 2023 e 2024.

A cerimônia está prevista para 14h. Por padrão, é o presidente do STF o primeiro a discursar, neste ano, portanto, Edson Fachin.

Em 2023, primeiro ano deste mandato, Lula falou do papel do STF na defesa da sociedade contra o retrocesso, após os ataques do 8 de janeiro.

Em 2024, lembrou de novo o episódio do ano anterior, dizendo que a corte sentiu o “peso do ódio que se abateu sobre o Brasil nesses últimos anos” e que democracia “não é um pacto de silêncio”.

Em 2025, Lula foi pessoalmente, mas não discursou.

Assuntos relacionados

Lula
Democracia
Poder Judiciário

Últimas Notícias