Senacon notifica CBF, São Paulo e Flamengo por preços de ingressos da Copa do Brasil
Pasta pede esclarecimentos sobre os valores definidos para as finais nas cidades de RJ e SP
Camila Stucaluc
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) notificou, na 6ª feira (15.set), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e os clubes Flamengo e São Paulo sobre o valor cobrado por ingressos para as finais da Copa do Brasil de 2023. As entidades terão 48 horas para responder à ação, que questiona a prática de preços abusivos para os jogos dos dias 17 e 24 de setembro, no Rio de Janeiro e em São Paulo, respectivamente.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o líder da Senacon, Wadih Damous, a medida visa apurar o possível descumprimento das regras do Código de Defesa do Consumidor. "Os preços dos ingressos praticados ultimamente em todos os campeonatos que acontecem aqui no Brasil tem sido acima da capacidade aquisitiva da maior parte do povo brasileiro. O futebol é um bem material e isso está afastando a maioria da população dos estados", disse.
Entre os questionamentos feitos pela Senacon estão quais as razões para elevação dos valores dos ingressos para as finais, a política de venda de ingressos para associados dos clubes e como as normas impactam na formação de preços para o público em geral. O órgão pergunta, ainda, se foram adotadas outras medidas de mitigação do aumento de preços de ingresso para acolher os consumidores de baixa renda.
+ Juiz condena Uber a contratar todos motoristas ativos pela CLT
Conforme informado nas notificações, a CBF e os clubes São Paulo e Flamengo deverão enviar os esclarecimentos à Senacon via protocolo físico ou eletrônico no prazo estipulado. Caso não cumpram a notificação, as entidades poderão sofrer consequências do art. 330 do Código Penal, que consiste em detenção, de 15 dias a seis meses, e multa.