Rosa Weber marca sessões extras para julgar primeiros réus do 8/1
Presidente do STF quer avançar nos julgamentos de envolvidos nos atos golpistas antes de sua aposentadoria
Emanuelle Menezes
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, convocou duas sessões extraordinárias no mês de setembro em que começarão a ser julgados réus dos ataques de 8 de janeiro. A ministra marcou para 9h30 dos dias 13 e 14 o julgamento de três acusados de participação nas invasões aos prédios dos Três Poderes, em Brasília.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Rosa Weber quer avançar nos casos envolvendo o 8 de janeiro antes de sua aposentadoria, no fim de setembro. A Constituição prevê que integrantes do STF se aposentem compulsoriamente ao completar 75 anos. A magistrada faz aniversário em 2 de outubro.
Serão julgados:
Aécio Lúcio Costa Pereira, ex-funcionário da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo. Ele foi preso em flagrante dentro do Congresso Nacional.
Thiago de Assis Mathar, comerciante de Rio Preto (SP) que foi preso em flagrante dentro do Palácio do Planalto.
Moacir José dos Santos, de Foz do Iguaçu (PR), ele foi preso em flagrante por depredação contra o Palácio do Planalto.
Eles respondem pela prática de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, com emprego de substância inflamável, contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado.