STF forma maioria para tornar réus mais 131 denunciados por atos de 8/1
Este é o sexto bloco de denúncias submetidos ao plenário da Corte; julgamento termina nesta 2ª feira
A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou para tornar réus mais 131 denunciados por envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro. Este é o sextro bloco de denúncias submetidas ao plenário da Corte.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O julgamento teve início à 0h da última 3ª feira (23.mai) e vai até as 23h59 desta 2ª (29.mai). Até o momento, seguiram o entendimento do relator, ministro Alexandre de Moraes, para receber as denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) os ministros Dias Toffoil, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Rosa Weber e Edson Fachin.
André Mendonça e Nunes Marques divergiram dos demais. Luís Roberto Barroso e Luiz Fux, por sua vez, ainda não votaram. As 131 pessoas são acusadas no inquérito 4921, que investiga os autores intelectuais e as pessoas que instigaram os atos golpistas. A acusação é de incitação ao crime e associação criminosa.
Com a maioria dos ministros votando para torná-las réus, sobe para 1.176 o número de ações penais abertas pelo Supremo contra pessoas envolvidas no ataque aos prédios dos Três Poderes.
Veja também: