Vale anuncia acordo de US$ 55,9 milhões para encerrar ação por Brumadinho
Mineradora ficará isenta de admitir ou negar acusações dos EUA sobre fraude e manipulação
Camila Stucaluc
A Vale informou, na 3ª feira (28.mar), que entrou em acordo com a Securities and Exchange Commission (SEC) dos Estados Unidos para encerrar a ação movida por Brumadinho (MG). A mineradora irá pagar US$ 55,9 milhões à comissão, que suspenderá o caso sem registrar a admissão ou não da empresa pelas denúncias apresentadas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No documento, protocolado em 2022, a SEC alegava que a Vale teria violado as leis de valores imobiliários ao divulgar dados falsos sobre a segurança da barragem de Brumadinho, que rompeu em 2019 e resultou em 270 mortes. Segundo a comissão, a mineradora teria manipulado autoridades e obtido certificados fraudulentos.
Com o acordo, além de suspender a ação, a SEC ficará impedida de se opor à moção da Vale para rejeitar as denúncias feitas pela comissão, confirmando que a mineradora não agiu com intenção fraudulenta ou imprudente em relação aos dados divulgados sobre a barragem.
+ RJ é condenado a indenizar família de menino vítima de bala perdida
"A Vale segue com seu compromisso de remediar e reparar os danos causados pelo rompimento da barragem de Brumadinho em 2019", disse a Vale, informando que o acordo com a SEC entrará em vigor assim que for ratificado pelo Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Leste de Nova York.