Ex-ministro Bento Albuquerque presta depoimento à PF nesta 3ª feira
Político será ouvido no inquérito que apura suposta tentativa de entrada ilegal de joias sauditas no país
O ex-ministro de Minas e Energia do governo Bolsonaro, Bento Albuquerque, prestará depoimento à Polícia Federal (PF), nesta 3ª feira (14.mar), sobre o caso das joias sauditas. O político, que representou o então presidente em um evento na Arábia Saudita em 2021, teria recebido os itens, avaliados em R$ 16,5 milhões.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Albuquerque será ouvido no inquérito que apura a suposta tentativa de entrada ilegal das joias no Brasil. Isso porque, durante desembarque no Aeroporto de Guarulhos (SP), a Receita Federal apreendeu os bens na bagagem do ex-assessor do ministro, Marcos André Soeiro. Pela lei, qualquer item com valor superior a US$ 1 mil deve ser declarado.
Apesar de afirmar que não sabia o conteúdo do pacote, imagens de câmeras de segurança mostram que, após a apreensão, a comitiva do governo tentou diversas vezes resgatar os itens. Além disso, na mesma ocasião, Albuquerque conseguiu passar com um segundo estojo de joias, que foi entregue a Bolsonaro cerca de um ano depois.
+ Michelle Bolsonaro embarca para os EUA, mas diz que volta ao Brasil para evento
Em meio ao desentendimento das declarações, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que Bolsonaro também preste depoimento à PF. A entidade ainda proibiu o ex-presidente de usar ou vender as joias recebidas até o fim das investigações. Nesta semana, no entanto, a defesa do político informou que irá devolver os itens.