Caso Rafael: mãe acusada de matar o filho de 11 anos vai a júri na 2ª feira
Alexandra Dougokenski é julgada pela morte do filho Rafael Winques, de 11 anos, em maio de 2020

SBT News
Começa na 2ª feira (16.jan), na cidade de Planalto, norte do Rio Grande do Sul, o júri de Alexandra Salete Dougokenski, de 35 anos, acusada de matar o filho Rafael Winques, de 11 anos. O julgamento será na Comarca da cidade de cerca 10 mil habitantes, e deve durar de 3 a 5 dias.
No primeiro dia, o júri inicia com o sorteio dos 7 jurados responsáveis pela sentença de Alexandra. Serão ouvidas 11 testemunhas da defesa e da acusação e, em seguida, a ré. Para este julgamento, foi aceito o pedido do advogado de Alexandra para a realização de uma acareação entre a mãe e o pai de Rafael, Rodrigo Winques, quando serão confrontadas as versões.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Alexandra é acusada de matar Rafael Winques em maio de 2020. Ela teria dopado o filho com comprimidos de Diazepam no início da madrugada do dia 15 de maio, e depois o asfixiado com uma corda. O motivo do crime seria uma briga entre mãe e filho por Rafael desobedecer às ordens quanto ao uso de celular e jogos eletrônicos. Em um primeiro momento, Alexandra procurou o Conselho Tutelar alegando que o menino havia desaparecido. Foram cerca de 10 dias de buscas, até ela confessar à polícia que teria matado o filho. No dia 25 de maio, o corpo foi encontrado e a mãe, presa.
Em março do ano passado, foi iniciado o júri, porém, nos primeiros minutos do julgamento, a defesa da ré pediu a inclusão de uma prova no processo. Seria um áudio gravado do celular do pai de Rafael na noite do dia 15, após o horário da morte do menino, segundo o inquérito policial. Os advogados pediram a realização de uma perícia, o que foi negado pela juíza Marilene Parizotto Campagna. A equipe de defesa se retirou do plenário e o júri foi suspenso. Em agosto de 2022, o Instituto Geral de Perícias analisou o documento e concluiu que o áudio havia apenas sido encaminhado, e não gravado pelo celular de Rodrigo.
Leia também: