Publicidade
Justiça

MP diz que não identificou apologia ao nazismo durante bloqueios em SC

Manifestantes foram filmados reproduzindo um sinal parecido com o do movimento liderado por Hitler

Imagem da noticia MP diz que não identificou apologia ao nazismo durante bloqueios em SC
Caso foi registrado em em São Miguel do Oeste, em Santa Catarina | Reprodução/Facebook
• Atualizado em
Publicidade

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) informou que, em investigação preliminar, não identificou gestos que poderiam significar apologia ao nazismo durante os bloqueios rodoviários no estado. A movimentação, ocorrida na 4ª feira (2.nov), foi denunciada depois que apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) reproduziram um sinal parecido com o de Sieg Heil, algo como uma reverência ao movimento de extrema-direita.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"O gesto realizado pelos manifestantes foi executado após serem conclamados pelo locutor do evento, empresário local, a estenderem a mão sobre o ombro da pessoa a sua frente ou, se não houvesse, para que estendessem o braço, a fim de emanar energias positivas. O relato foi confirmado por policiais que acompanhavam a manifestação, bem como por diversos repórteres que estavam no evento", disse o MP.

A entidade informou que, para a investigação, foram analisadas imagens do acontecimento, bem como entrevista com os participantes do bloqueio. "Da análise das imagens, também ficou demonstrado que há divulgação de notícia não verídica de presença de bandeira neonazista na manifestação de São Miguel do Oeste, pois a imagem não é compatível com o município em que a manifestação foi realizada."

+ Motorista fura bloqueio e atropela manifestantes em Mirassol, interior de SP

Agora, um relatório sobre o caso deve ser encaminhado para a 40ª Promotoria de Justiça da Capital, para o eventual aprofundamento das investigações. O MP afirmou ainda que colocou o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) à disposição do estado para auxiliar na investigação dos responsáveis pelo bloqueio de rodovias em solo catarinense.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade