STF diz ver "importância" em fala de Bolsonaro para pôr fim a bloqueios
Em nota, Corte também ressaltou que, ao iniciar transição, presidente reconhece resultado da eleição
O Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou nota nesta 3ª feira (1º.nov) em que destaca a "importância" do pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro (PL) para pôr fim aos bloqueios em rodovias por parte de caminhoneiros que protestam contra a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A Suprema Corte ainda aponta que, "ao determinar o início da transição", Bolsonaro reconhece o resultado das eleições: "O Supremo Tribunal Federal consigna a importância do pronunciamento do Presidente da República em garantir o direito de ir e vir em relação aos bloqueios e, ao determinar o início da transição, reconhecer o resultado final das eleições".
Em sua primeira fala após a derrota nas eleições, Bolsonaro disse nesta 3ª que continuará "cumprindo todos os mandamentos da nossa Constituição". O presidente também defendeu as mobilizações de caminhoneiros, mas pediu que as manifestações sejam pacíficas.
Logo em seguida, o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, afirmou que foi "autorizado" pelo presidente a iniciar o processo de transição, "quando for provocado, com base na lei".