Massa de ar polar atinge Sul do Brasil e temperaturas podem cair até -5ºC
Frente fria pode resultar em picos de neve; cenário é inédito em novembro
O mês de novembro começou frio para os moradores do Sul do país. Segundo a MetSul, uma massa de ar polar atingiu o Rio Grande do Sul na madrugada desta 3ª feira (1º.nov), fazendo com que a temperatura começasse a cair no estado, podendo resultar em picos de neve e chuva congelada ao longo da semana.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A madrugada mais fria deve ser a da 4ª feira (2.out), embora já faça frio antes. Porto Alegre pode ter mínimas entre 8ºC e 9ºC, enquanto os Aparados e o Planalto Sul Catarinense podem atingir temperaturas de -3ºC a -5ºC. Grande parte do interior gaúcho deve ter mínimas ao redor ou abaixo dos 5ºC.
"Se vier a nevar, será um fato extraordinário porque não se tem registro de neve em novembro. É provável que tenha nevado em novembro nos séculos 18 e 19, no final de uma era climática conhecida como Pequena Idade do Gelo, mas nos últimos 100 anos não se tem nenhum dado ou documento histórico", diz a MetSul.
+ Restrições reduziram entrada da covid no Brasil, mas não circulação
A massa de ar polar também deve afetar os estados do Sudeste e do Centro-Oeste, que devem registrar temperaturas em torno dos 15ºC. No geral, espera-se ventos fortes a intensos em áreas do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, bem como no litoral da região Sudeste.