TCU retoma processo contra Deltan Dallagnol
Ex-procurador deverá apresentar defesa até 4ª; ação apura R$ 2,8 milhões recebidos em viagens da Lava Jato
SBT News
O Tribunal de Contas da União (TCU) retomou o processo que apura valores recebidos pelo ex-procurador Deltan Dallagnol. A ação analisa R$ 2,8 milhões que foram repassados a ele durante viagens da Operação Lava Jato. A decisão foi dada pelo ministro Bruno Dantas no sábado (25.jun).
Com a medida, o ex-procurador, que atualmente é filiado ao Podemos, deverá apresentar defesa na corte até 4ª feira (29.jun). A celeridade em retomar a ação, segundo o magistrado, se dá ao risco de prescrição. A decisão veio após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinar a retomada da investigação.
Caso seja condenado pelo TCU, Dallagnol estará inelegível nas próximas eleições, pela lei da ficha limpa.
Em publicação feita em rede social, o ex-procurador ironizou a celeridade do processo contra ele. "Se você tem um processo há anos no STJ esperando uma decisão, morra de inveja: o recurso contra mim foi julgado pelo Min. Humberto Martins em APENAS 2 DIAS", escreveu.
Deltan também criticou a decisão de Bruno Dantas ter sido divulgada em um sábado, enquanto "o TCU ainda não puniu empresas corruptas da Lava Jato", e disse que o risco de prescrição não é real.