Caso Flordelis, o crime que chocou o país
"O Crime" é o primeiro episódio da série que reconta um dos assassinatos mais chocantes do país
Maria Paula Güttler
Um crime que chocou o país. Uma deputada federal, cantora gospel e pastora acusada de mandar matar o marido. Às vésperas do assassinato do pastor Anderson do Carmo completar três anos, Flordelis se sentará no banco dos réus e terá seu destino decidido por um júri popular, formado por sete pessoas.
O SBT News revisitou aquele 16 de junho de 2019 para recontar o caso em uma série com cinco episódios. Levantamos detalhes do crime, tiramos dúvidas com especialistas, relembramos informações inéditas que os nossos jornalistas conseguiram ao longo das investigações. Trazemos um olhar mais aprofundado sobre o que passou e o que está por vir.
"Sem dúvida, esse é o crime. Um dos maiores crimes da história jornalística investigativa do Rio de Janeiro e de todo o Brasil, mas também da história de inquérito policial. Não estamos falando só do personagem Flordelis, que eu acho que é super emblemático. A gente está falando do marido de uma deputada, a deputada federal mulher mais votada no Rio de Janeiro nas últimas eleições", analisa a apresentadora Isabele Benito, do SBT Rio.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Anderson do Carmo e Flordelis foram casados por 25 anos. Ele foi morto a tiros na garagem de casa, em Niterói, Região Metropolitana da capital fluminense, minutos após chegar de carro com a esposa. No mesmo dia, Flordelis afirmou que o pastor havia sido vítima de latrocínio, o roubo seguido de morte.
"Eu só fui dar um passeio com o meu marido, mais nada, gente. Só um passeio e que acabou dessa forma, perdendo a vida pra tentar proteger a casa, proteger a família. Infelizmente, abriu o portão da garagem e ele tentou evitar que eles entrassem em casa. Ele sacrificou a vida dele pra proteger a família", disse Flordelis na época, cercada por uma multidão de jornalistas, fãs e curiosos.
No entanto, já no dia seguinte, logo após o enterro do corpo de Anderson do Carmo, a Polícia Civil prendeu Flávio dos Santos, filho biológico do primeiro casamento de Flordelis, ainda no cemitério. Um de seus irmãos adotivos, Lucas, foi preso horas depois. Naquela mesma semana, os dois confessaram participação no crime -- Flávio, como o autor dos disparos, e Lucas, por ter comprado a arma do crime.
"Tanto jornalista policial quanto policial mesmo, quem acompanha polícia, já tem faro de perceber quando a história está estranha. Essa história, desde o começo, já tinha vindo estranha", comenta o delegado Marcelo Carregosa.
Estranheza percebida também pelo repórter Caio Álex, que cobre o caso desde o início. "Minutos depois daquela morte, do corpo ter sido retirado dali, eles começaram a eliminar provas. O Ministério Público apurou isso, onde começaram a queimar documentos, destruir equipamentos, jogar telefones dentro do mar", lembra o jornalista.
As desconfianças da polícia, o início das investigações e outros detalhes da morte do pastor Anderson do Carmo estão no episódio O Crime, o primeiro da série.