Vale é processada nos EUA por suspeita de fraudes sobre Brumadinho
Comissão de Valores Mobiliários dos EUA acusa mineradora de alegações falsas sobre segurança de barragens
A SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos) anunciou que está processando a mineradora Vale por supostas alegações falsas e enganosas sobre a segurança de suas barragens antes da tragédia em Brumadinho, no ano de 2019, que culminou na morte de 270 pessoas, além de danos ambientais e sociais, e a perda de 4 bilhões em valor de mercado da empresa brasileira.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo a SEC, a Vale manipulou auditorias de segurança de barragens, obteve certificados de estabilidade fraudulentos e enganou governos, comunidades e investidores sobre a segurança da barragem de Brumadinho.
"Ao supostamente manipular essas divulgações, a Vale agravou os danos sociais e ambientais causados ??pelo trágico rompimento da barragem de Brumadinho e prejudicou a capacidade dos investidores de avaliar os riscos representados pelos títulos da Vale", afirma Gurbir S. Grewal, diretor da SEC.
"Embora supostamente ocultasse os riscos ambientais e econômicos representados por sua barragem, a Vale enganou os investidores e levantou mais de 1 bilhão de dólares em nossos mercados de dívida enquanto seus títulos eram negociados ativamente na NYSE", completou Grewal.
Leia a nota da Vale sobre as acusações da SEC:
A Vale confirma que hoje a Securities and Exchange Commission dos Estados Unidos ("SEC") iniciou ação judicial contra a Companhia no Tribunal Distrital para o Distrito Leste de Nova York, nos Estados Undios, alegando que certas divulgações da Vale violaram as leis de valores mobiliários dos Estados Unidos. O processo foca em divulgações relacionadas à gestão de segurança de barragens da Vale anteriormente ao trágico rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais, Brasil, em janeiro de 2019. A Vale nega as alegações da SEC, incluindo a alegação de que suas divulgações violaram a lei dos Estados Unidos, e defenderá vigorosamente este caso. A Companhia reitera o compromisso que assumiu logo após o rompimento da barragem, e que a tem guiado desde então, para a remediação e a reparação dos danos causados pelo evento.
Leia também: