Mario Sarrubbo toma posse como procurador-geral de Justiça de São Paulo
Ele foi escolhido pelo governador Rodrigo Garcia após liderar a lista tríplice do MPSP
SBT News
Tomou posse nesta 2ª feira (18.abr) o procurador-geral de Justiça de São Paulo reeleito, Mario Sarrubbo. Ele havia sido escolhido pelo governador Rodrigo Garcia na última 4ª feira (13.abr) e comandará o Ministério Público paulista até 2024. Na eleição, ocorrida no sábado (9.abr), ele liderou a lista tríplice, com 1.385 votos, seguido por Marcos Ihara, com 301 votos, e Fábio Kalaf, com 242.
No discurso de posse, Sarrubo, defendeu o Estado democrático de direito e uma sociedade livre, justa e solidária: "Esse tripé fundamental conquistado pela população brasileira, após mais de duas décadas de ditadura, não pode e não deve ser apropriado por movimentos totalitaristas que, travestidos de viés democrático, aproveitando do verdadeiro abismo ainda existente em nosso tecido social, do mau uso das redes sociais, procuram aniquilar as instituições, priorizando o vírus do debate polarizado, nós contra eles, provocando verdadeiro desequilibrio nos Poderes da nossa República, tirando do eixo nosso Estado democrático de Direito".
Sarrubbo atua no MPSP desde 1989, onde também foi subprocurador geral de Justiça de Políticas Criminais e Institucionais. Ele foi professor na Escola Superior do MPSP e na Escola Superior de Advocacia de São Paulo. Atualmente, leciona direito penal na Fundação Armando Alvares Penteado (Faap). Mario Sarrubbo tem mestrado em direito pela PUC-SP e graduação em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O procurador-geral de Justiça (PGJ) é o chefe do Ministério Público e administra o MPSP, seu orçamento, seus recursos humanos e materiais e representa o Tribunal de Justiça nos casos de inconstitucionalidade de leis e atos normativos estaduais ou municipais. Quando o réu tem direito a foro especial ou privilegiado, cabe ao procurador-geral atuar.
Assista a um trecho do discurso: