Publicidade
Justiça

STF forma maioria para validar federações partidárias nas eleições

Partidos têm até 31 de maio para negociarem as uniões das siglas

Imagem da noticia STF forma maioria para validar federações partidárias nas eleições
Prédio do Supremo Tribunal Federal
• Atualizado em
Publicidade

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para validar as federações partidárias e estender o prazo para o registro da união dos partidos para 31 de maio de 2022. Pela legislação atual, o período máximo ia até 1º de março.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O relator do processo, Luís Roberto Barroso, foi acompanhado integralmente pelos ministros André Mendonça, Alexandre de Moraes, Edson Fachin e Rosa Weber. Gilmar Mendes acompanhou parcialmente o relator. 

Segundo Barroso, a nova data (31.mai) permite que os partidos políticos tenham um período "bastante razoável" para as negociações. Antes, as siglas tinham que registrar as federações até seis meses antes das eleições.

O ministro Gilmar Mendes também votou para validar as federações, mas divergiu do relator e defendeu que o prazo de registro das federações seja maior: 5 de agosto de 2022. 

Já o ministro Nunes Marques, vencido na votação, votou para suspender a eficácia da lei que valida as federações partidárias. Segundo ele, não há diferenças entre as coligações partidárias, proibidas pela legislação, e as federações.

Veja reportagem do SBT Brasil:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade