SP: nove PMs são indiciados por ação em Paraisópolis
Policiais vão responder por homicídio culposo. Jovens ficaram encurralados e morreram sufocados após operação em 2019
Primeiro Impacto
Nove policiais militares foram indiciados por homicídio culposo por conta da operação que resultou em nove mortos em um baile funk na comunidade de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo (SP).
A ação aconteceu em dezembro de 2019. Centenas de jovens participavam do baile quando policiais encurralaram jovens em um beco. Oito pessoas morreram sufocadas e uma por traumatismo craniano. As vítimas tenham entre 14 e 23 anos.
Testemunhas e a Defensoria Pública afirmaram que os PMs fecharam acessos às ruas e, com isso, a multidão de aproximadamente 5 mil pessoas ficou encurralada, gerando a tragédia, com pessoas sendo pisoteadas. Na versão dos policiais, a confusão aconteceu após dois homens de moto atirarem contra uma viatura e a multidão. A Corregedoria da PM afirma que os agentes agiram em legítima defesa.
O indiciamento por homicídio culposo, quando não há a intenção de matar, ainda aguarda conclusão do Ministério Público e da Justiça. No total, 31 policiais militares são investigados e permanecem afastados das ruas até o fim das investigações.