Publicidade
Justiça

Lula é absolvido de processo que o acusava de favorecer montadoras

Segundo o MPF, não há provas contra o ex-presidente e demais investigados na Operação Zelotes

Imagem da noticia Lula é absolvido de processo que o acusava de favorecer montadoras
Lula
• Atualizado em
Publicidade

O Ministério Público Federal (MPF) pediu, nesta 6ª feira (28.mai), a absolvição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de seu ex-chefe de gabinete Gilberto Carvalho no processo em que ambos eram investigados por suposto recebimento de propina para favorecer montadoras.

Saiba mais

"Quem não tá contente comigo, tem Lula em 2022", ironiza Bolsonaro

Segundo as investigações, Lula e seu ex-chefe de gabinete teriam aceitado a promessa de vantagem indevida no valor de R$ 6 milhões para favorecer as montadoras Caoa e MMC (atual HPE), com intuito de prorrogar a Medida Provisória 471, relativa a incentivos fiscais do setor automotivo, em novembro de 2009. À época, Lula era presidente da República.

Além do ex-presidente, também viraram réus o advogado Mauro Marcondes; o lobista Alexandre Paes dos Santos e seu sócio, José Ricardo da Silva; os executivos Carlos Alberto de Oliveira Andrade (Caoa) e Paulo Arantes Ferraz (MMC).

No entanto, com base nas alegações finais apresentadas nesta 6ª feira, o MPF concluiu que não há provas suficientes e determinou a absolvição do ex-presidente e dos demais investigados na Operação Zelotes.  

Operação Zelotes

A Operação Zelotes, deflagrada pela Polícia Federal (PF) em março de 2015, tinha como objetivo investigar um esquema de corrupção no Conselho de Administração de Recursos Fiscais (CARF), órgão colegiado do Ministério da Fazenda. 

Além das empresas investigadas, a operação apurava as ações do ex-presidente Lula e de seu filho, Luis Cláudio Lula da Silva.  

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade