Publicidade
Justiça

Projeto de Mobilização Nacional preocupa STF

Corte vê viés inconstitucional em projeto apresentado pelo líder do PSL, deputado Vitor Hugo

Imagem da noticia Projeto de Mobilização Nacional preocupa STF
Constituição Federal apenas permite a Mobilização Nacional em tempos de Guerra | STF
• Atualizado em
Publicidade
O Projeto de Lei (PL) do deputado-federal Vitor Hugo (PSL-GO), líder do PSL na Câmara dos Deputados preocupa o Supremo Tribunal Federal. Segundo o texto do parlamentar o PL alteraria a Lei 11.631 de 2007 que se refere a um trecho da Constituição e passaria a permitir que o presidente da República pudesse decretar Mobilização Nacional durante a pandemia e assim o chefe do executivo teria seus poderes ampliados, podendo inclusive convocar policiais militares para atuarem na crise.

A Constituição Federal apenas permite a Mobilização Nacional em tempos de Guerra. Reservadamente um ministro do STF disse que ficou preocupado com o possível andamento desse Projeto. Para o integrante da Corte, a proposta pode ter viés inconstitucional e caso o projeto se tornar Lei, poderia eventualmente ser derrubado pelo STF. 

+ Leia também:
Câmara avança projeto que permite a Bolsonaro declarar mobilização nacional

Já sobre a saída dos comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica nesta terça-feira (30.mar) pela manhã, esse membro da Corte acredita que foi um gesto de respeito institucional das Forças Armadas e ainda um recado claro que a Instituição não quer ser politizada. 

Nessa segunda-feira, o presidente do STF, ministro Luiz Fux conversou por telefone com o ex-ministro da Defesa, Fernando Azevedo. O general tranquilizou o chefe do Poder Judiciário de que não há neste momento espaço para uma ruptura da democracia no país.
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade