O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luis Roberto Barroso, lamentou nesta quarta-feira (6.jan) a invasão do Congresso americano incentivada por Donald Trump.
Estimulados pelo atual presidente dos EUA, centenas de manifestantes invadiram o Capitólio no dia em que parlamentares iriam reconhecer a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais. Seguranças ficaram feridos. Pelo menos uma pessoa foi baleada. A sessão teve de ser cancelada.
Para Barroso, "os apoioadores do fascismo mostraram sua verdadeira face".
"No triste episódio nos EUA, apoiadores do fascismo mostraram sua verdadeira face: antidemocrática e truculenta. Pessoas de bem, independentemente de ideologia, não apóiam a barbárie", escreveu Barroso em sua conta no Twitter.
"Espero que a sociedade e as instituições americanas reajam com vigor a essa ameaça à democracia".
No triste episódio nos EUA, apoiadores do fascismo mostraram sua verdadeira face: antidemocrática e truculenta. Pessoas de bem, independentemente de ideologia, não apóiam a barbárie. Espero que a sociedade e as instituições americanas reajam com vigor a essa ameaça à democracia.
Desde foi derrotado nas eleições de 2020, Trump tem se negado a reconhecer a vitória do adversário. Nesta quarta, ele fez um pronunciamento estimulando que seus apoiadores fossem protestar em frente ao Congresso onde ocorreria a cerimônia para formalizar o resultado das urnas.