Covid-19: só 11% das crianças até 5 anos tomaram duas doses da vacina
Boletim do Observa Infância, da Fiocruz, alerta para os baixos índices de vacinação
Apenas 11,4% das crianças no Brasil tomaram ao menos duas doses da vacina contra a Covid-19, alerta o Observatório de Saúde na Infância, do Icict (Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde), da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Os dados são do Ministério da Saúde, e foram analisados pelos pesquisadores da instituição. Segundo o informe, das 5,29 milhões de crianças com menos de 5 anos imunizadas, cerca de 28,1% finalizaram o esquema vacinal com duas ou três doses. Ainda segundo boletim, a cobertura vacinal entre os bebês (de 6 meses a 2 anos) é de 2,9%. Já para as crianças entre 3 e 4 anos, essa porcentagem sobe para 21,7%.
O número está abaixo da meta da vacinação infantil contra Covid e preocupa pelo número de internações infantis em razão da doença no primeiro semestre: 2.764 hospitalizações.
De acordo com o mais recente 'Boletim Epidemiológico Especial: COVID-19' emitido pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (Ministério da Saúde), o Brasil registrou, entre 01 de janeiro e 11 de julho de 2023, 80 óbitos de crianças de até 4 anos. Desse total, 23 foram de crianças entre 1 e 4 anos, o que representa uma média de aproximadamente 1 óbito semanal neste grupo etário. Durante o mesmo intervalo, foram contabilizadas 2.764 hospitalizações em razão da doença, sendo que 994 delas envolveram crianças de 1 a 4 anos. Isso significa uma média semanal de cerca de 38 hospitalizações para essa faixa etária.
Para o coordenador do Observatório, Cristiano Boccolini, vários fatores impactam os baixos índices de vacinação: "a demora para a compra de vacinas, informações falsas de que as crianças não sofrem com a forma grave de Covid-19 ou que há falta de segurança e eficácia da vacina, são alguns desses fatores", explica.