Publicidade
Jornalismo

Enviado de papa Francisco à Rússia se encontra com assessor de Putin

Cardeal tentou encorajar diálogo para acabar com guerra na Ucrânia; Kremlin disse apreciar esforços

Imagem da noticia Enviado de papa Francisco à Rússia se encontra com assessor de Putin
Missão de paz do Vaticano teve início em junho, com a ida de Zuppi à Ucrânia | Flickr
• Atualizado em
Publicidade

O cardeal Matteo Maria Zuppi se reuniu, na 4ª feira (28.jun), com o conselheiro para questões de política externa da Rússia, Yuri Ushakov, com quem debateu possíveis vias de diálogo para acabar com a guerra na Ucrânia. O religioso, enviado a Moscou a pedido do papa Francisco, também se encontrou com representantes do clero.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Segundo a Santa Sé, ainda não há muitas informações sobre o encontro de Zuppi com Ushakov. O único pronunciamento sobre a reunião foi feito pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, que disse apreciar os esforços do Vaticano nas negociações de paz. "Saudamos esta vontade do Papa de contribuir para acabar com o conflito", disse.

Para esta 5ª feira (29.jun), espera-se que Zuppi se encontre com representantes do governo comprometidos com os direitos das crianças. O principal tópico da conversa será a deportação forçada de mais de 19 mil crianças ucranianas para a Rússia em meio à guerra - questão na qual o papa Francisco garantiu que trabalharia para solucionar.

+ Míssil russo atinge restaurante na Ucrânia e deixa 10 mortos

A missão de paz do Vaticano teve início em junho, com a ida de Zuppi à Ucrânia. Na viagem, o cardeal se reuniu com o presidente Volodymyr Zelensky, com quem tentou encorajar o diálogo para alcançar a paz. O religioso ainda visitou a cidade de Bucha, que foi notícia no início do conflito pelo massacre de mais de 450 civis.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade