Belarus já tem armas nucleares russas, diz Lukashenko
Putin anunciou no início do ano que enviaria mísseis e bombas ao país aliado
SBT News
O presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, afirmou nesta 4ª feira (14.jun) que seu país já começou a receber armas nucleares táticas da Rússia e disse que não hesitaria em usá-las em caso de agressão.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O país, aliado fiel a Moscou, faz fronteira com a Ucrânia, com o qual a Rússia está em guerra. Além disso, compartilha uma fronteira de 1.250 km com três países da Otan: Letônia, Lituânia e Polônia.
"Temos mísseis e bombas da Rússia", disse Lukashenko. Ainda segundo o líder, novas remessas devem ser enviadas assim que o trabalho de construção das instalações para as armas for concluído, em julho. Anteriormente, Putin havia afirmado que as armas só seriam entregues após o fim das construções.
Entre os armamentos, estão armas nucleares russas que, segundo o presidente de Belarus, são três vezes mais poderosas do que as bombas atômicas dos EUA lançadas nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki em 1945.
Ao mesmo tempo que arma o seu aliado, a Rússia continua os ataques aéreos contra a Ucrânia em meio à contraofensiva do país, que conseguiu pequenos avanços na região de Donetsk e na região sul de Zaporizhzhia. Bombardeios registrados no início desta 4ª feira (14.jun) deixaram ao menos seis mortos em Odesa, no sul, e na região oriental de Donetsk. Ontem, um ataque à cidade natal de Volodymyr Zelensky deixou 11 mortos.
* Com informações da Associated Press