Publicidade
Jornalismo

Agência tenta implementar plano de segurança para usina Ucrânia

Projeto tenta evitar uma catástrofe na usina nuclear de Zaporizhzhia

Imagem da noticia Agência tenta implementar plano de segurança para usina Ucrânia
Usina nuclear de Zaporizhzhia
• Atualizado em
Publicidade

A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) está trabalhando em um plano para garantir a segurança da usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia. Em reunião interna da agência, realizada nesta 2ª feira (5.jun), o diretor-geral da Aiea, Rafael Mariano Grossi, afirmou que o mundo não pode permitir um desastre no local -- um dos principais pontos de tensão da guerra entre russos e ucranianos.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Na última semana, Mariano Grossi levou cinco princípios ao Conselho de Segurança da ONU, essenciais para evitar uma catástrofe nuclear em Zaporizhzhia. O diretor-geral da Aiea afirma que os princípios, apoiados pelo órgão da ONU, foram acordados entre lideranças russas e ucranianas.

A Aiea mantém especialistas em segurança nuclear na usina de Zaporizhzhia e afirma que o risco para instalação nuclear aumentou nos últimos meses. Desde o começo da guerra, já foram registrados 7 apagões no local.

Os princípios:

  1. Não deve haver nenhum ataque à usina nuclear, principalmente aos reatores, a combustíveis, à infraestrutura crítica do local ou aos funcionários.
  2. A usina não deve ser utilizada como local de estoque de armamentos pesados, como lançadores de foguetes, tanques e outros equipamentos que podem ser utilizados para ataques a partir da usina.
  3. Todos os esforços devem ser feitos para garantir que a usina tenha energia sempre à disposição, de forma segura.
  4. Todas as estruturas, sistemas e componentes essenciais para o funcionamento seguro da usina nuclear devem ser protegidos de ataques e atos de sabotagem.
  5. Nenhuma ação deve ser tomada para impedir esses princípios.

*Com informações da ONU News

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade