PF deflagra operação para desmantelar ação de descaminho em Pernambuco
Chamada Operação Recôndito busca desmontar esquema que deu prejuízo de cerca de R$ 16 milhões
Com o objetivo apurar ocorrência de crimes de descaminho, associação criminosa, facilitação de contrabando e corrupção ativa e passiva, a Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) e a Polícia Federal (PF) deflagraram na manhã desta 4ª feira (31.mai) a Operação Recôndito.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
De acordo com a Polícia, a operação investiga desde 2020, a partir de denúncia anônima, um esquema que envolve um grupo de despachantes aduaneiros que estariam driblando as inspeções físicas das importações indicadas para o canal vermelho de inspeção, em Pernambuco, com a suposta ajuda de um servidor da Alfândega.
Segundo a Receita, o prejuízo aos cofres públicos é estimado em R$ 16 milhões.
De acordo com informações da RFB, participaram da operação quatorze membros da Corregedoria, que atuaram no cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e comerciais na Grande Recife. Segundo a Polícia, também foram autorizadas judicialmente as interceptações telefônica e telemática dos envolvidos.
A PF informa que, com ajuda da Receita Federal, realizou uma ação controlada no âmbito da unidade indicada, que resultou na coleta de elementos "robustos" que comprovaram o teor da denúncia recebida.
A operação também contou com a participação conjunta da Corregedoria da Receita Federal do Brasil (Coger/RFB), Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários de Pernambuco (Delefaz/PE) e Ministério Público Federal.
+ Violência policial: PM agride idosa com soco no rosto
+ Operação da PF mira ladrões de caminhões no interior de SP
+ MC Anjinho é preso no Pará após espancar dançarina com capacete