Em Dia da Vitória, Putin reforça discurso sobre guerra e critica Ocidente
Presidente russo se pronunciou ao lado de líderes soviéticos em Moscou
Camila Stucaluc
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, discursou, nesta 3ª feira (9.mai), no 78º aniversário da vitória do país sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. Ao lado de líderes soviéticos, Putin reforçou o discurso sobre a guerra na Ucrânia e disse estar orgulhoso de todos os soldados que participam da "operação militar especial".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Hoje, a civilização está novamente em um ponto decisivo, de virada, uma verdadeira guerra foi desencadeada contra nós novamente. Estamos orgulhosos dos participantes da operação militar especial. Nada é mais importante agora do que seu trabalho de combate. A segurança do país e o futuro da nossa nação estão em suas mãos", disse Putin.
No discurso, o presidente criticou o Ocidente, dizendo que os países buscam "destruir valores tradicionais" e propagar a "desintegração" da Rússia. Putin também acusou as nações de colarem as pessoas umas contra as outras e dividirem a sociedade, além de provocar conflitos e disseminar a russofobia pelo mundo.
"Eles [Ocidente] parecem ter esquecido o que as reivindicações insanas dos nazistas de dominação mundial levaram. Esqueceram-se de quem derrotou este monstruoso mal, que se ergueu como um muro para a sua pátria e não poupou as suas vidas para a libertação dos povos da Europa", disse o líder.
+ Presidente da Comissão Europeia chega à Kiev mesmo com ameaça russa
O desfile do Dia da Vitória foi realizado na Praça Vermelha, em Moscou. Entre os 8 mil soldados que desfilaram no evento, 500 eram militares que lutaram na Ucrânia. O evento também contou com a presença de líderes do Cazaquistão, Uzbequistão e Armênia - países pós-soviéticos que Moscou se esforça para manter por perto.