Rússia vai implementar armas nucleares em fronteiras do Belarus com Otan
Putin afirmou que as instalações para armazenar os armamentos no Belarus estarão prontas até 1º julho
Gabriel Sponton
O embaixador russo no Belarus, Boris Gryzlov, disse, neste domingo (2.abr), que a Rússia vai implementar armas nucleares táticas nas fronteiras do país aliado com a Otan. Na 6ª feira (31.mar), o presidente bielorruso Alexander Lukashenko afirmou que algumas armas nucleares estratégicas poderiam ser colocadas no país, junto de parte do arsenal tático russo.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A fala do embaixador acontece pouco mais de uma semana após a declaração Vladimir Putin sobre os planos de colocar armamento nuclear no território do país aliado. Desde a década de 1990, é a primeira vez que a Rússia posicionará armas nucleares fora de seu território.
Putin afirmou que a construção de instalações para armazenar os armamentos nucleares táticos no Belarus estarão completos até o dia 1º de julho e disse que a Rússia irá ajudar a modernizar os aviões de guerra bielorrussos, tornando-os capazes de carregar armas nucleares.
Em comentários apresentados na televisão estatal do Belarus, Gryzlov afirmou que a ação irá aumentar o potencial defensivo russo e irá acontecer apesar de todo o "barulho" na Europa e nos Estados Unidos.
O Belarus compartilha uma fronteira de 1.250 km com três países da Otan: Letônia, Lituânia e Polônia.
Leia também: