SC: professor que fez apologia ao nazismo em aula é afastado
Criminoso já era investigado por caso semelhante após o segundo turno das eleições, em 2022
O professor de história que foi flagrado fazendo apologia ao nazismo em sala de aula, em Laguna (SC), foi afastado por 60 dias, de acordo com a Secretaria Estadual da Educação.
Rubenval Duarte foi filmado por um estudante fazendo elogios ao sanguinário Adolf Hitler e ao regime nazista. O crime é passível de prisão por dois a cinco anos, mais multa.
Antes, segundo o delegado Juliano Baesso, o criminoso já tinha uma investigação em curso desde o fim do ano passado, após o segundo turno das eleições, quando Duarte cometeu apologia ao crime e discriminação em grupos de redes sociais, também elogiando o nazismo. Ele foi afastado, na época, por 90 dias, vencidos em janeiro último.
Com o novo caso, a polícia adicionou o vídeo filmado em sala de aula ao inquérito, por ter conteúdo análogo e ter o mesmo teor que o crime anterior, dando mais embasamento e sustentação. A previsão é que o inquérito seja finalizado nos próximos dias.
O professor nazista foi afastado, novamente, por 60 dias. A Secretaria de Educação estadual afirmou que está tomando todas as medidas cabíveis.
VEJA TAMBÉM: