Aplicações de vacina bivalente contra covid ultrapassam 1 milhão
Dose promete aumentar proteção contra cepas já identificadas do vírus; calendário segue modelo de prioridade
O Ministério da Saúde informou que, até o último sábado (4.mar), mais de um milhão de doses bivalentes contra covid-19 foram aplicadas no país. Segundo a pasta, na primeira etapa, o cronograma contempla idosos acima de 70 anos, imunocomprometidos, indígenas, quilombolas e funcionários e pessoas que vivem em instituições permanentes.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
As vacinas bivalentes prometem aumentar a proteção contra as cepas já identificadas do novo coronavírus, diminuindo o número de mortes e internações pelo vírus. Para receber a dose, o cidadão precisa ter tomado ao menos duas doses do esquema primário, com a vacina monovalente, e respeitar o intervalo de quatro meses entre as aplicações.
Até o momento, o governo federal já distribuiu 19 milhões de doses de vacinas bivalentes contra a covid-19 pelo país, de forma a manter os estoques dos estados abastecidos. O envio de novas doses vai ocorrer gradualmente, de acordo com o público-alvo planejado e a capacidade de armazenamento de cada estado.
+ SP anuncia retirada da obrigatoriedade do uso de máscara no transporte público
"O Brasil, considerado um país pioneiro em campanhas de vacinação, desde 2016, vem apresentando retrocessos nesse campo. Não apenas a covid-19, mas praticamente todas as coberturas vacinais estão abaixo da meta", alertou o Ministério da Saúde, pedindo a contribuição da população para colocar a caderneta de imunização em dia.