Zelensky diz não ter interesse em encontro com Putin para negociações de paz
Presidente afirmou que Ucrânia é apenas primeiro passo para ampliação do território russo
Camila Stucaluc
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou, na 5ª feira (26.jan), que não tem interesse em se encontrar com o líder russo, Vladimir Putin, para retomar as negociações de paz. Segundo ele, o diálogo com Moscou já era limitado antes da invasão e piorou durante a guerra, uma vez que Putin "pede paz de dia, mas ataca o país de noite".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Eu não consigo entender - são as decisões dele [Putin] ou de outra pessoa? Então, para conhecer o quê, para apertar as mãos? Não é interessante. Para falar? Eu realmente não entendo quem toma decisões na Rússia. Quem é ele agora? Depois de uma invasão em grande escala, para mim ele não é ninguém", afirmou Zelensky à Sky News.
O líder disse ainda acreditar que a Rússia não quer paz, porque a Ucrânia é apenas o primeiro passo para a ampliação do território vizinho. Para ele, é importante que os países aliados da Ucrânia continuem se mostrando contra a guerra e enviando ajuda. "Putin está pensando 'o mundo não vai ficar unido, eles vão se cansar e eu vou avançar'."
+ Com guerra, quase 600 diplomatas russos já foram expulsos do Ocidente
O diálogo entre Rússia e Ucrânia está congelado há meses. Nesta semana, o anúncio do envio de tanques militares pela Alemanha, Espanha e pelos Estados Unidos à Kiev irritou Moscou, que respondeu com um ataque em massa durante a madrugada. No total, foram disparados 59 mísseis aéreos e marítimos, deixando 11 mortos no país.