Covid-19: Anvisa autoriza ampliação do prazo de validade da vacina da Pfizer
Medida é válida para os três tipos de imunizantes monovalentes da farmacêutica
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta 2ª feira (11.jan), a autorização para ampliação do prazo de validade das vacinas monovalentes da Pfizer contra a covid-19 produzidas a partir de 2ª feira (9.jan). O prazo passou de 12 para 18 meses.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A medida é válida para os três tipos da vacina: o específico para crianças de 6 meses a quatro anos, o de crianças de 5 a 11 anos e o de pessoas acima dos 12 anos.
Segundo a Anvisa, a aprovação da ampliação "se baseou em novos dados de estudos de estabilidade realizados pela Pfizer". "Esses estudos demonstraram que não há alteração nas especificações de qualidade da vacina durante o período adicional ao prazo anteriormente autorizado", complementa.
Para a administração dos lotes da vacina que já foram produzidos e distribuídos no Brasil, mas estão identificados com o prazo anterior, a agência orientou a farmacêutica americana a solicitar uma autorização excepcional de uso à Diretoria Colegiada da Anvisa. No pedido, explica a autarquia, a empresa deve comprovar a correta rastreabilidade das remessas, "de modo que os profissionais de saúde e os indivíduos que recebam a vacina possam prontamente verificar a data correta de validade, no momento da sua aplicação".
A Anvisa ainda ressalta que não houve mudança no prazo das versões bivalentes da vacina da Pfizer, ou seja, aquelas por meio das quais são criados anticorpos contra a variante ômicron original e contra a cepa BA1.
Veja também: