Publicidade
Jornalismo

RS: 47 cidades decretam situação de emergência por causa da seca

Além de prejuízos na agricultura, estiagem já provoca problemas para a população

Imagem da noticia RS: 47 cidades decretam situação de emergência por causa da seca
RS: 47 cidades decretaram situação de emergência por causa da seca
• Atualizado em
Publicidade

No interior do Rio Grande do Sul,  47 municípios já decretaram situação de emergência por causa da estiagem. Em Pelotas, no sul do estado, 60 famílias são abastecidas com caminhões-pipa. A prefeitura proibiu a lavagem de carros e calçadas e, nas lavouras de Santa Maria, na região central, a soja custa a se desenvolver e as espigas de milho praticamente não cresceram.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A seca também é aparente em vários pontos do Guaíba, de onde é retirada a água que abastece os porto-alegrenses. Com o nível mais baixo, as bombas levam mais lodo para as estações de tratamento. Assim, a quantidade de água potável disponível fica menor justamente na época em que o consumo mais aumenta. 

O estado passou por estiagens em 2020, 2021 e 2022. Em 2023, 'porém, a esperança é de prejuízos menores do que nos anos anteriores./

"Tem uma previsão agora pra depois do dia 15 de janeiro começar a serem mais regulares as pancadas de chuva, inclusive em fevereiro. Se esse cenário se confirmar, ainda poderemos ter uma safra razoável no estado", explica Eugênio Zanetti, vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS).

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade