Cidades de Kiev e Zaporizhzhia são atingidas por novos ataques russos
Bombardeios foram registrados em áreas residenciais; não há vítimas
Camila Stucaluc
Autoridades ucranianas informaram, na madrugada desta 5ª feira (27.out), que novos ataques russos foram registrados na capital, Kiev, e na cidade de Zaporizhzhia, que está sob processo de anexação por Moscou. Segundo informado, os bombardeios aconteceram durante a noite, mas, até o momento, não há informação de vítimas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Os russos aterrorizam a região de Kiev à noite. Temos várias chegadas em uma das comunidades da região. Os socorristas e todos os serviços de emergência estão no local. A eliminação do fogo e as consequências do impacto estão em curso", disse o governador regional de Kiev, Oleksiy Kuleba, instando a população a procurar abrigo.
Já em Zaporizhzhia, o prefeito interino Anatoly Kurtev afirmou que o ataque atingiu uma instalação de energia, deixando dezenas de casas sem eletricidade. "Além disso, vidraças voaram em 10 prédios de apartamentos e instituições de ensino. Em mais de dez casas particulares, telhados, portas, janelas foram destruídas", disse.
A constante perda de infraestruturas de energia está fazendo com que o governo ucraniano restrinja o uso de luz pela população. De acordo com o ministro da Energia, Herman Halushchenko, mais de 300 ataques russos contra usinas elétricas foram contabilizados apenas nos primeiros dias de outubro, cenário preocupante em meio à chegada do inverno no país.
Leia também
+ Ford reavalia operações e anuncia saída da Rússia
+ Zelensky fala em recuperar Crimeia: "estamos nos aproximando"
+ Diplomatas na ONU dizem que alegação russa sobre "bomba suja" é falsa