Ford reavalia operações e anuncia saída da Rússia
Fabricante de automóveis expressou preocupação com invasão na Ucrânia e ameaça de paz
Camila Stucaluc
A Ford anunciou, na 4ª feira (27.out), a suspensão oficial das operações na Rússia. Em nota, a fabricante de automóveis, que já havia interrompido as atividades no país em março, disse estar "profundamente preocupada" com a invasão da Ucrânia e com o cenário que ameaça a paz e a estabilidade do mundo.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"A situação nos levou a reavaliar nossa operação na Rússia. Nos últimos anos, a Ford reduziu significativamente as operações na Rússia, que agora se concentram exclusivamente na fabricação de vans comerciais. Dada a situação, informamos que estamos suspendendo nossas operações na Rússia, com efeito imediato, até novo aviso", disse a Ford.
A empresa informou ainda que realizou uma doação de US$ 100 mil para o Global Giving Ukraine Relief Fund, que arrecada recursos para auxiliar a população ucraniana em meio à guerra. O fundo é destinado, sobretudo, para famílias que permanecem deslocadas no país devido ao conflito militar.
+ Ucrânia anuncia exumação de mil corpos em cidades reconquistadas
Desde que a Rússia anunciou a ofensiva na Ucrânia, dezenas de empresas suspenderam as atividades no país, como resposta ao governo. McDonald's, Coca-Cola, L'Oreal, Ferrari e Adidas estão entre as marcas que decidiram sair do país.