Presidente alemão faz visita à Kiev e reforça compromisso com Ucrânia
Frank-Walter Steinmeier garantiu apoio militar, político e financeiro ao país
Camila Stucaluc
O presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, fez uma visita surpresa à Ucrânia nesta 3ª feira (25.out). Desembarcando na capital, Kiev, o chefe de Estado deve se encontrar com o presidente Volodymyr Zelensky para reforçar a assistência e o compromisso com o governo ucraniano em meio à guerra.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Minha mensagem para o povo da Ucrânia é: você pode contar com a Alemanha. Continuaremos a apoiar a Ucrânia militarmente, politicamente, financeiramente e em termos humanitários", disse Steinmeier. O presidente também se dirigiu à população alemã, dizendo que, embora o conflito traga dificuldades para o país, é preciso solidariedade.
Além do auxílio anunciado, Steinmeier também destacou os planos para reparar as infraestruturas destruídas em meio aos bombardeios, sobretudo as instalações de energia. Isso porque, desde a invasão russa, a Ucrânia já perdeu cerca de 30% de todo o sistema elétrico no país, sendo 90% de energia eólica e 50% de energia solar.
+ AIEA envia inspetores à Ucrânia para verificar alegações sobre "bomba suja"
"Muitas cidades parceiras alemãs estão prestando grande ajuda nesse sentido. Junto com o presidente Volodymyr Zelensky assumirei o patrocínio da rede de parcerias da Alemanha e Ucrânia nas cidades. Quanto mais parcerias houver energia, melhor será para passar o inverno", disse.