G7 faz reunião de emergência após série de ataques russos na Ucrânia
Encontro será realizado virtualmente e terá participação do presidente Volodymyr Zelensky
Camila Stucaluc
Os líderes do G7 - grupo que reúne as principais economias do mundo - se reúnem, nesta 3ª feira (11.out), em uma conversa de emergência sobre a guerra na Ucrânia. O encontro, que será feito por videoconferência, acontece após a Rússia fazer uma série de ataques em ao menos 11 cidades ucranianas, deixando 14 mortos e quase 100 feridos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Pelas redes sociais, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, informou que conversou com alguns dos integrantes do bloco econômico, como o presidente da França, Emmanuel Macron, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, o líder dos Estados Unidos, Joe Biden e a premiê do Reino Unido, Liz Truss. Ele também deve participar da reunião.
"O principal tema da discussão foi a defesa aérea. Esta é agora a prioridade número um em nossa cooperação em defesa. Saliento a importância de uma forte reação do G7 ao terror dos mísseis russos. A Ucrânia precisa de um escudo aéreo para proteger civis e infraestrutura crítica", disse Zelensky.
+ Presidente dos EUA condena ataques russos à Ucrânia
+ UE condena "incessantes" ataques russos contra civis na Ucrânia
A série de ataques russos ocorreu na 2ª feira (10.out) em cidades por toda a Ucrânia, incluindo áreas distantes das frentes de batalha, como a capital Kiev. Ao menos 84 mísseis foram disparados, além de 24 drones. No mesmo dia, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou que ordenou os bombardeios em resposta à destruição da ponte da Crimeia, uma importante rota de abastecimento para os soldados.