Rússia se apropria da usina nuclear de Zaporizhzhia após anexações
Em decreto assinado nesta 4ª, Putin tornou a usina em "propriedade federal"
SBT News
Parte de um dos territórios ucranianos anexados pela Rússia nesta 4ªfeira (05.out), a usina nuclear de Zaporizhzhia foi apropriada pelo Kremlin. O movimento foi oficializado por um decreto assinado pelo presidente Vladimir Putin, que ordenou que o governo russo tomasse o controle da maior usina nuclear da Europa, tornando-a "propriedade federal".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A decisão acontece a poucos dias da visita do diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi, à Rússia. Ele tenta implementar uma zona de segurança e proteção nuclear em torno da planta, que até então era mantida por forças russas, mas operada por uma equipe ucraniana.
No decreto, não ficou claro se a Rússia irá substituir a equipe ucraniana por russos.
No início desta semana, ambas as casas do parlamento russo ratificaram tratados que tornam as regiões de Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia parte da Rússia. Embora promulgada, a anexação russa é considera ilegal por líderes mundiais, porque viola o direito internacional e a carta das Nações Unidas. Nesta semana, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reafirmou que nunca irá reconhecer as cidades como russas. A premiê da França, Elisabeth Borne, também expressou apoio à Ucrânia e a soberania do país.
* Com informações da Associated Press