Publicidade
Jornalismo

Ucrânia acusa Rússia de sequestrar chefe de usina nuclear de Zaporizhzhia

Denúncia foi feita pelo presidente da Energoatom, que teme ameaça à segurança do local

Imagem da noticia Ucrânia acusa Rússia de sequestrar chefe de usina nuclear de Zaporizhzhia
Murashov foi parado por soldados russos enquanto voltava para casa e levado para um local desconhecido | Reprodução/Telegram
• Atualizado em
Publicidade

Autoridades ucranianas acusaram, neste sábado (1º.out), a Rússia de ter sequestrado Ihor Murashov, chefe da usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia. Segundo integrantes da estatal Energoatom, as tropas russas pararam o carro de Murashov na tarde de 6ª feira (30.set), enquanto ele voltava para casa, e o levaram para um local desconhecido.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Ihor Murashov é uma pessoa licenciada e tem a responsabilidade principal e exclusiva pela segurança nuclear e radiológica da central nuclear de Zaporizhzhia. Sua detenção pelos russos coloca em risco a segurança da operação da Ucrânia e da maior usina nuclear da Europa", disse o presidente da Energoatom, Petro Kotin.

Ele informou que o sequestro aconteceu pouco tempo após o presidente russo, Vladimir Putin, anunciar formalmente a anexação de quatro territórios ucranianos ao país, incluindo a cidade de Zaporizhzhia. Em comunicado, Kotin apela ao diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, para assegurar a libertação de Murashov.

"Apelo ao diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi, e ao presidente da Associação Mundial de Operadores Nucleares, Tom Mitchell, para que tomem todas as medidas imediatas possíveis para libertar urgentemente o diretor do cativeiro e trazê-lo de volta para desempenhar suas funções", pediu.

+ Em contra-ofensiva, exército da Ucrânia cerca soldados russos em Lyman

A situação coloca um novo risco à segurança da usina nuclear, que vem sendo preocupação das autoridades internacionais devido aos recentes bombardeios no entorno da infraestrutura. Em agosto, por exemplo, a usina foi temporariamente desativada, aumentando os temores de um vazamento de radiação ou um colapso dos reatores. 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade