Publicidade
Jornalismo

Covid-19: menores de 5 anos respondem por 8,5% das internações

Dado foi levantado pelo Observatório de Saúde na Infância, da Fiocruz/Unifase

Imagem da noticia Covid-19: menores de 5 anos respondem por 8,5% das internações
Menino coloca máscara no rosto (Reprodução/Freepik)
• Atualizado em
Publicidade

Crianças com menos de 5 anos responderam por 8,5% das internações por covid-19, no Brasil, no período de 17 de julho e 10 de setembro, segundo levantamento feito por Cristiano Boccolini - coordenador do Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância), da Fiocruz/Unifase. Os dados da análise foram divulgados nesta 4ª feira (28.set).

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

No período de 2 de janeiro a 18 junho, o público respondeu por 5,6% das internações por complicações da covid. O levantamento foi realizado a partir dos Boletins Epidemiológicos Especiais: Covid-19, do Ministério da Saúde. A Fiocruz explica que as taxas de hospitalização e mortalidade da doença causada pelo coronavírus diminuíram, em todas as faixas etárias, com o avanço da vacinação contra ela em adolescentes, adultos e idosos, mas a queda é mais lenta no grupo de menores de 5 anos. "Entre maiores de 60 anos, houve redução de 325% na média diária de óbitos por covid-19, enquanto entre menores de cinco anos a redução foi de 250%", pontua a instituição de pesquisa.

O uso emergencial da CoronaVac em crianças de 3 e 4 anos foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 13 de junho, relembra Fiocruz. Entretanto, acrescenta, apenas 2,5% desse público tomou as duas doses até 23 de setembro. Há duas semanas, a Anvisa aprovou a aplicação da vacina da Pfizer contra o Sars-CoV-2 em crianças de 6 meses a 4 anos. De acordo com Cristiano Boccolini, "a cada dia que passamos sem vacinas aplicadas nessa faixa etária, mais de uma criança morre por covid-19 no Brasil".

**A Fiocruz corrigiu o percentual de internações de crianças que havia divulgado inicialmente e, por isso, a reportagem foi atualizada com o novo número nesta 5ª feira (29.set).

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade