RO recebe 1,8 mil urnas eletrônicas modelo UE2020. Entenda
Estado tinha urnas dos modelos 2009, 2010, 2013 e 2015. Brasil receberá 225 mil novas urnas
Lena Mendonça
Em 2022, pela primeira vez, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) vai ter 1.800 unidades de novas urnas eletrônicas para as eleições. As unidades são do modelo UE2020, produzidas no ano passado. Em todo país serão usadas 225 mil novas urnas, segundo o TSE.
Saiba mais:
- Conheça o SBT News De Fato, o núcleo de checagem de fatos do SBT
- Desconfiou de um conteúdo? Envie para o Instagram, Facebook ou TikTok do SBT News
- Envie sua denúncia para o email defato@sbt.com.br
- Acesse o Projeto Comprova no SBT e SBT News
- Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo a Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as novas urnas são mais modernas, com novos recursos de aparência, acessibilidade e novidades em termos de segurança, transparência e agilidade.
Vale destacar que em Rondônia, os últimos modelos disponíveis para votação eram de 2009, 2010, 2013 e 2015. O TRE/RO informou ainda que o novo modelo UE2020 representa 40% do total de urnas, substituindo os modelos mais antigos.
Qual é a diferença dos modelos?
O TSE informou que nas próximas eleições ainda serão usadas urnas de modelos a partir de 2009, já que as criadas antes, não possuem mais tecnologia compatível. Além disso, todas as unidades não se conectam a nenhum tipo de rede, internet ou bluetooth. Mas, qual a diferença das antigas urnas eletrônicas para a UE2020?
Se destacam:
- O processador é dezoito vezes mais rápido que o modelo 2015;
- A expectativa de duração da bateria é por toda a vida útil da urna;
- O terminal do mesário passa a ter tela totalmente gráfica, sem teclado físico, e superfície sensível ao toque;
- O novo modelo conta com um teclado aprimorado, com teclas com duplo fator de contato, o que permite ao próprio teclado acusar erro;
- Uso do que há de mais moderno em termos de criptografia, assinatura e resumo digitais.
No entanto, permanece em todas as urnas eletrônicas:
- Possibilidade de auditoria das urnas, antes, durante e após a votação;
- Impressão da zerésima (comprovante que mostra que, no início da votação, não há voto registrado na urna para nenhuma candidatura);
- Emissão dos Boletins de Urna (BUs) logo após o término da votação;
- As urnas ainda contam com o Registro Digital do Voto (RDV), sobre os votos são embaralhadas em uma tabela que assegura o sigilo da votação;
- Continua a ser realizado o Teste de Integridade em dezenas de urnas que já estavam prontas para uso no dia da votação.
Conheça os modelos que estarão disponíveis nas eleições em Rondônia:
SBT News De Fato
O SBT News De Fato o serviço de checagens, verificação de fatos e educação midiática do SBT. O objetivo é ser um núcleo de orientação e de informações ao público em relação ao conteúdo espalhado e distribuído na internet e pelas redes sociais. Nesta primeira fase, o grupo vai atuar no combate a desinformação durante o período das eleições gerais deste ano. A escolha sobre o candidato deve ser tomada com base em informações verdadeiras e confiáveis. Por isso, o SBT News De Fato conta com uma equipe de jornalistas profissionais do SBT, regionais e afiliadas. São eles: SBT SP, SBT Rio, SBT Pará, SBT RS, SBT DF, TV Aratu (BA), SBT MT (MT), TV Tambaú (PB), TV Jornal (PE), Jornal do Commercio (PE), TV Allamanda (RO), TV Norte (AM, AC e RR), TV Cidade Verde (PI) e TV Ponta Verde (AL). Clique aqui e saiba mais.
>> Lena Mendonça é jornalista da TV Allamanda
>> TV Allamanda, afiliada SBT em Rondônia, é integrante do SBT News de Fato.
Voce também por se interessar por: