Covid: vacina para menores de 4 anos será liberada após aval do governo
Recomendação foi feita pela Anvisa na última semana e engloba três doses para imunização completa
A vacina da Pfizer contra covid-19 destinada a crianças entre seis meses e quatro anos será liberada apenas depois do aval do Ministério da Saúde. Segundo a pasta, as autoridades estão esperando a aprovação do Comitê Técnico Assessor em Imunizações do Programa Nacional de Imunizações (CTAI/PNI), que analisa a recomendação.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"O Ministério da Saúde tem contrato com a Pfizer para fornecimento de todas as vacinas aprovadas pela Anvisa e incluídas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19. Havendo aprovação da recomendação pela área técnica da pasta, as vacinas serão disponibilizadas para todo Brasil", informou o ministério.
A recomendação do imunizante para a faixa etária foi feita na última semana pela Anvisa, e envolve dosagem e composição diferentes das utilizadas nas demais vacinas da Pfizer. Ao todo serão três doses de 0,2 mL, sendo as duas primeiras aplicadas com três semanas de intervalo. A última dose, por sua vez, deve ser administrada ao menos oito meses depois da segunda.
+ Fiocruz aponta para tendência de queda nos casos de síndrome respiratória
Para facilitar a identificação, a tampa do frasco da vacina virá na cor vinho. O uso de diferentes cores de tampa é uma estratégia para evitar erros de administração, já que o produto requer diferentes dosagens para diferentes faixas etárias.