Rússia fala pela primeira vez em derrubar governo de Zelensky
Em reunião no Cairo, Sergey Lavrov afirmou que Moscou ajudará o povo ucraniano a se libertar do "regime inaceitável"
O ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, afirmou no domingo (24.jul) que o principal objetivo de Moscou na Ucrânia é libertar o povo ucraniano do "regime inaceitável" de Volodymyr Zelensky.
+ Leia as últimas notícias sobre a guerra na Ucrânia
Em reunião com representantes de países da Ligá Árabe, no Cairo, Lavrov acusou Kiev e o Ocidente de tentar tornar a Ucrânia a "eterna inimiga da Rússia" e afirmou que o país governado por Vladimir Putin está determinado em " ajudar o povo do leste da Ucrânia a se libertar do fardo deste regime absolutamente inaceitável".
A declaração sugere que os objetivos de guerra de Moscou vão além da região industrial do Donbass, contrastando com a retórica do Kremlin no início do conflito, quando enfatizou repetidamente que a Rússia não estava tentando derrubar o governo de Zelensky, mesmo quando as tropas russas se aproximavam da capital. A Rússia, agora, foca na região leste do país, mas já afirmou que pretende ficar nas regiões conquistadas no oeste, como a cidade de Kherson.
"Nós certamente ajudaremos o povo ucraniano a se livrar do regime, que é absolutamente impopular e anti-histórico", declarou Lavrov
* Com informações da Associated Press