Rússia anuncia conquista da província ucraniana de Luhansk
Tropas avançam para outras cidades ao leste do país em busca do controle de Donbass
Camila Stucaluc
O governo russo reivindicou, no domingo (3.jul), a ocupação total da província de Luhansk, no leste da Ucrânia. O anúncio foi feito pelo ministro da Defesa, Sergei Shoigu, que informou que outras cidades próximas à província também foram ocupadas pelo exército de Moscou, como os municípios de Novodroujesk, Maloriazantsevo e Belaya Gora.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Pelas redes sociais, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, confirmou a perda do controle de Lysychansk, mas prometeu retomar a cidade. "Nós protegemos a vida de nossos soldados e do nosso povo. Reconstruiremos os edifícios e reconquistaremos a terra. Voltaremos graças às nossas táticas, com o aumento do fornecimento de armas modernas", disse.
A ocupação de Luhansk acontece poucos dias após as forças russas assumiram o controle da cidade de Severodonetsk, bem como da vizinha, Lysychansk. A conquista permite que as tropas inimigas avancem em direção às cidades de Sloviansk e Kramatorsk, localizadas na província de Donetsk, outra região separatista da Ucrânia.
+ Desfecho para guerra na Ucrânia pode estar longe, avalia especialista
A busca pelo leste ucraniano acontece após uma tentativa frustrada de capturar Kiev, capital, no estágio inicial da invasão. Agora, o governo local calcula que os militares russos controlam 100% de Lugansk e cerca de metade da província vizinha de Donetsk, duas áreas que compõem a região Donbass.