Polícia prende 15 em operação contra a lavagem de dinheiro do tráfico
Segundo a investigação, pelos menos 58 criminosos faziam parte do esquema
Léo Bonesso
Uma operação de combate à lavagem de dinheiro do tráfico de drogas mobilizou policiais civis em 10 estados brasileiros, nesta 4ª feira (22.jun), e 15 pessoas foram presas. Mais de 500 medidas judiciais foram cumpridas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo a investigação, pelos menos 58 criminosos faziam parte do esquema de lavagem de dinheiro. "São pessoas sem antecedentes, comerciantes, empresários, recrutamento de pessoas distantes dos alvos principais. Vimos no perfil dessa quadrilha, dessa organização, dividida em células, nesses estados, mas interligadas nas movimentações ilícitas", afirma o delegado Adriano Nonnenmacher.
O comando financeiro de todo o esquema estava concentrado em São Paulo, onde a organização contava com o apoio de integrantes de uma das principais facções criminosas do país. Em um ano, foram movimentados mais de R$ 340 milhões.
O dinheiro vinha da venda de drogas no Rio Grande do Sul e era enviado a um operador financeiro na capital paulista, responsável por repassar os valores para contas bancárias e empresas de oito estados. Depois de lavado, o dinheiro que sobrava retornava para São Paulo e era aplicado em investimentos, como bolsa de valores e criptomoedas.
Para não chamar a atenção da polícia, os criminosos faziam transações bancárias de pequenos valores. Segundo a investigação, foram mais de 100 mil movimentações financeiras, em bancos digitais e lotéricas e com o uso de cheques.
Leia também: