Guerra da Rússia na Ucrânia pode durar anos, diz Otan
Aliança alertou que apoio dos países ocidentais ao governo ucraniano não deve enfraquecer
Camila Stucaluc
O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, disse, no domingo (19.jun), temer que a guerra da Rússia na Ucrânia dure anos. Segundo ele, o cenário faz com que os países ocidentais devam estar preparados para oferecer apoio duradouro às tropas ucranianas com o envio de armamentos e suprimentos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Temos de estar preparados para que isso dure anos. Não devemos esmorecer em nosso apoio à Ucrânia, mesmo que os custos sejam altos, não apenas em termos de apoio militar, mas também no aumento dos preços da energia e dos alimentos", disse Stoltenberg.
A declaração do líder da Otan acontece em meio aos intensos combates na região de Donbass, no leste da Ucrânia, integrada pelas províncias separatistas de Lugansk e Donetsk. Nesta madrugada (20.jun), o exército local informou que conseguiu frear os ataques russos perto da cidade de Severodonetsk, palco dos últimos confrontos.
+ Ucrânia pré-guerra "não existe mais", afirma Rússia
De acordo com o governador de Lugansk, Serguii Gaidai, as tropas russas controlam a maior parte da cidade, mas ainda há resistência das forças ucranianas. O Ministério da Defesa de Moscou, no entanto, afirmou que "a ofensiva contra Severodonetsk está sendo realizada com sucesso".