Batalha por Donbass é uma das mais brutais da Europa, diz Zelensky
Russos continuam avançando por Sievierodonetsk, onde já assumem o controle das zonas residenciais
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou, na noite de 2ª feira (13.jun), que a batalha pela região de Donbass, no leste do país, entrará para a história como um dos combates mais brutais na Europa. Apesar de se manter confiante com a resistência do exército local, o chefe de Estado chamou atenção para o "preço do conflito".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"O preço desta batalha para nós é muito alto. É apenas assustador. E chamamos a atenção de nossos parceiros diariamente para o fato de que apenas um número suficiente de artilharia moderna para a Ucrânia garantirá nossa vantagem e, finalmente, o fim da tortura russa do Donbass ucraniano", disse ele.
A declaração de Zelensky acontece horas após as forças russas expulsarem o exército ucraniano do centro da cidade de Sievierodonetsk. Segundo o governador da região separatista de Lugansk, Sergey Gaidai, o município está se tornando "a nova Mariupol, atraindo um número significativo de soldados russos".
+ Ucrânia mantém controle sobre parte de Sievierodonetsk, diz autoridade
+ Wikipédia recorre decisão russa de remover conteúdo sobre guerra
Na semana passada, o Kremlin afirmou que o exército havia assumido o controle das zonas residenciais da cidade. Com isso, o governo ucraniano calcula que quase 20% do país está controlado pelos inimigos, o que corresponde a uma área de 125 km².