SP: 90% dos roubos de celulares acontecem nas ruas da capital paulista
Assaltos em estações de metrô, terminais de ônibus e comércios são inferiores a 3%
Flávia Travassos
Uma onda de roubos tem tomado as ruas da capital paulista, nos últimos meses. Só na Zona Sul de São Paulo, região com maior incidência de assaltos em vias públicas, foram registrados, entre janeiro e abril deste ano, mais de 500 ocorrências, segundo dados da Polícia. A média é de 3 pessoas assaltadas por dia.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O levantamento mostra ainda que 90% dos celulares são roubados enquanto as vítimas estão distraídas ou caminhando pelas ruas. Já a incidência desse tipo de crime em terminais de ônibus, estações de metrô e comércios não chegam a 3%.
Desde o começo deste mês, depois de uma enxurrada de casos de assaltantes se passando por entregadores por aplicativo, a Polícia de São Paulo realiza a chamada "Operação Sufoco", para combater crimes patrimoniais como roubos de carros e de celulares. A iniciativa, porém, não parece ter intimidado os criminosos.
Câmeras de segurança flagraram o momento em que bandidos, armados, em uma moto abordaram dois homens, na noite desta 4ª feira (08.jun), na calçada de um prédio de luxo. As vítimas tentam escapar e, no meio da confusão, uma delas joga o celular para dentro do portão do condomínio. Um dos criminosos desce da moto e tenta pega o aparelho, mas não consegue. Irritado, o ladrão atira, pelo menos, 5 vezes.
"Eu estava em casa, e ouvi os tiros, acho que uma meia duzia de tiros. Ai eu vim para cá. Quando cheguei aqui, já estava a moto caída, e os rapazes ali né, e já tava a polícia também", conta o zelador do prédio, Inácio Oliveira.
Em uma lanchonete, que fica na esquina, um grupo de pessoas se assustou quando ouviu os disparos, que aconteceram a poucos metros. "Todo mundo fica em pânico, né? Tiros, correria, um corre para o lado, outro para o outro, fica em pânico", relata o gerente do estabelecimento, Jadir Gonçalves. Nenhuma das vítimas ficou ferida.
Leia também: