Ministro da Rússia diz que Hitler era judeu, ao falar de nazismo na Ucrânia
Fala de Sergey Lavrov foi classificada como "imperdoável e "ultrajante" por Israel
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, afirmou em entrevista a um canal de notícias italiano que a Ucrânia ainda poderia ter elementos nazistas, mesmo que algumas figuras, incluindo o presidente do país, fossem judeus. Lavrov também afirmou que o líder nazista Adolf Hitler tinha ascendência judaica. "Se me lembro bem, posso estar errado, mas Hitler também tinha origens judaicas".
+ Leia as últimas notícias sobre a guerra na Ucrânia
"Há algum tempo ouvimos do sábio povo judeu que os maiores antissemitas eram judeus", acrescentou Lavrov. A fala gerou uma reação de Israel, em comunicado divulgado nesta 2ªfeira (2.mai), o ministro das Relações Exteriores de Israel, Yair Lapid, convocou o embaixador russo em resposta, e disse que o comentário é "imperdoável"e "ultrajante".
"As observações do ministro das Relações Exteriores Lavrov é uma declaração imperdoável e ultrajante, bem como um terrível erro histórico. Os judeus não se mataram no Holocausto. O nível mais baixo de racismo contra os judeus é acusar os próprios judeus de antissemitismo", afirmou Lapid.
*Com informações da Associated Press