Rússia afirma ter bombardeado Kiev durante visita do chefe da ONU
Ataque foi realizado próximo ao centro da cidade e atingiu um prédio residencial
O Ministério da Defesa da Rússia confirmou, nesta 6ª feira (29.abr), ter feito um ataque "de alta precisão" contra a capital ucraniana de Kiev durante a visita do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres. O bombardeio foi realizado na manhã de 5ª feira (28.abr), enquanto o diplomata caminhava pela cidade.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em nota, o presidente da Câmara de Kiev, Vitali Klitschko, informou que o ataque foi identificado próximo ao centro da cidade, atingindo um edifício residencial. No total, uma pessoa foi morta e cinco ficaram feridas. Pelas redes sociais, o presidente Volodymyr Zelenky disse que cinco mísseis atingiram a capital logo após o encontro com Guterres.
"Isso diz muito sobre a verdadeira atitude da Rússia em relação às instituições globais. Sobre os esforços da liderança russa para humilhar a ONU e tudo o que a Organização representa. Não podemos pensar que a guerra acabou. Ainda temos que lutar. Ainda temos que expulsar os ocupantes", disse o chefe de Estado.
+ Biden anuncia pedido adicional de US$ 33 bilhões para ajudar Ucrânia
A visita de Guterres na Ucrânia aconteceu dois dias após visita a Moscou, na Rússia. Na data, o líder da ONU discutiu a importância da abertura de corredores humanitários nas cidades alvos dos ataques, como é o caso de Mariupol. Ele explicou que estão em andamento "discussões intensas para tornar realidade" a proposta de envolver a organização e a Cruz Vermelha na evacuação de civis, mas que nada ainda foi firmado.
Leia também
+ Reconstrução da Ucrânia terá apoio da União Europeia
+ Envio de armamento pesado à Ucrânia ameaça Europa, diz Rússia
+ Por que a região de Donbass é tão importante para a Rússia?