Publicidade
Jornalismo

Covid: maioria das vacinas protege 80% contra óbitos em caso de reinfecção

Pesquisa com 20 mil pessoas analisou proteção dos imunizantes CoronaVac, Pfizer, AstraZeneca e Janssen

Imagem da noticia Covid: maioria das vacinas protege 80% contra óbitos em caso de reinfecção
Vacinas da CoronaVac, Pfizer e AstraZeneca apresentaram proteção superior a 80% contra casos graves de reinfecção | Myke Sena/MS
• Atualizado em
Publicidade

Um estudo feito no Brasil, com cerca de 20 mil pessoas, mostrou que a maioria das vacinas contra covid-19 disponibilizadas no país possui eficácia acima de 80% contra hospitalizações e óbitos em casos de reinfecção pela doença. Publicado na The Lancet Infectious Diseases, o trabalho foi feito por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), e das universidades americanas Yale e Stanford.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Segundo os dados, entre fevereiro de 2020 e novembro de 2021, foram identificados 213 mil brasileiros (vacinados e não vacinados) que tiveram covid-19 sintomática após o início da campanha de imunização. Para comparar a efetividade dos imunizantes CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen, os cientistas selecionaram 22,5 mil casos de todo o país que testaram positivo para a reinfecção pelo SARS-CoV-2.

Dos 22,5 mil casos analisados, 8 mil foram imunizados, sendo 42,8% com a CoronaVac, 40% com a AstraZeneca, 14,9% com a Pfizer e 2,2% com a Janssen. Entre os vacinados com CoronaVac, a efetividade contra hospitalização e morte foi de 81,3%. O percentual foi similar ao das vacinas AstraZeneca (89,9%) e Pfizer (89,7%), e superior aos resultados da Janssen (57,7%). 

+ Xangai registra primeiras mortes por covid após nova onda de infecções

De acordo com os pesquisadores, as análises foram concentradas em indivíduos que foram previamente infectados pelo coronavírus para responder se e até que ponto as vacinas conferem proteção adicional contra infecção sintomática e desfechos graves. No total, 1.545 voluntários acabaram sendo hospitalizados e 290 não resistiram.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade