Refugiados ucranianos encontram rota para os EUA pelo México
Cerca de 300 ucranianos estão sendo admitidos diariamente na travessia de San Ysidro, em San Diego
Centenas de refugiados ucranianos estão chegando nos Estados Unidos através da principal entrada de imigrantes no país, a de San Ysidro, em São Diego. Segundo grupos de voluntários que estão ajudando com a viagem, são cerca de 200 a 300 ucranianos admitidos por dia.
+ Leia as últimas notícias sobre a guerra na Ucrânia
À Associated Press , uma coalizão voluntária, em grande parte de igrejas eslavas no oeste dos Estados Unidos, está guiando centenas de refugiados diariamente do aeroporto na cidade fronteiriça mexicana de Tijuana para hotéis, igrejas e abrigos, onde esperam de dois a quatro dias para que as autoridades dos EUA admita eles em liberdade condicional humanitária. Em menos de duas semanas, voluntários trabalharam com autoridades americanas e mexicanas para construir uma rede eficiente e em expansão para fornecer comida, segurança, transporte e abrigo.
No aeroporto de Tijuana, os viajantes que entram no México, como turistas na Cidade do México ou Cancun, são direcionados para uma sala improvisada no terminal com uma placa em marcador preto que diz: "Somente para refugiados ucranianos". É o único lugar para se registrar para entrar nos EUA.
Havia 973 famílias ou adultos solteiros esperando na 3ªfeira (5.abr). Há poucas semanas, Biden anunciou que os Estados Unidos receberiam 100 mil refugiados ucranianos.